Ir para o conteúdo

Sul tem frio e chuva, enquanto alerta máximo de fogo é emitido para SP

PUBLICIDADE

Continua depois da publicidade

O Brasil enfrenta nesta semana uma nítida divisão climática. Uma frente fria avança pela Região Sul, prometendo chuva e queda acentuada nas temperaturas, enquanto grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste continua sob o domínio de uma massa de ar quente e seco. Este cenário levou a Defesa Civil de São Paulo a emitir um alerta de risco elevado para queimadas no interior do estado, válido até a próxima sexta-feira.

De acordo com meteorologistas, o avanço do sistema de baixa pressão trará instabilidade para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com previsão de chuva e um declínio significativo nos termômetros ao longo desta terça-feira.

Em contrapartida, estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e o Distrito Federal encaram um cenário oposto. A previsão é de mais um dia de calor intenso e, principalmente, de umidade relativa do ar em níveis críticos, podendo ficar abaixo de 30% em várias localidades — a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera ideal um índice acima de 60%.

Alerta máximo no interior paulista

A combinação de altas temperaturas, baixa umidade e a presença de ventos moderados cria as condições ideais para a rápida propagação do fogo em áreas de vegetação. Por essa razão, a Defesa Civil de São Paulo reforçou o estado de alerta, direcionado principalmente às regiões do interior.

As autoridades fazem um apelo à população para que adote medidas preventivas a fim de evitar o início de incêndios. As principais recomendações incluem não atear fogo em lixo, mato ou para limpeza de terrenos e evitar acender fogueiras em áreas de mata ou rurais.

Em caso de avistar um foco de incêndio, a orientação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone de emergência 193.

Últimas

PUBLICIDADE

Rolar para cima