BOM JESUS DOS PERDÕES – Representantes de Itatiba e Jarinu apresentaram suas demandas prioritárias, com forte ênfase na Saúde, durante a última audiência pública itinerante da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) sobre o Orçamento de 2026. Realizada em Bom Jesus dos Perdões na sexta-feira (10), a reunião resultou na destinação de R$ 200 mil para cada um dos dois municípios.
O valor, anunciado pelos deputados da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP), será incluído na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 por meio de emendas parlamentares.
Durante os debates, um dos pedidos específicos que se destacou foi o de Jarinu, que solicitou recursos para a compra de uma van adaptada. O veículo seria utilizado para o transporte de pacientes que precisam realizar tratamentos médicos em outras cidades da região, uma necessidade crucial para a população local.
Itatiba, por sua vez, reforçou o pedido por mais investimentos gerais na área da Saúde, uma demanda recorrente na maioria das cidades visitadas pela comissão parlamentar.
Água e esgoto dominam debate regional
Embora a Saúde tenha sido o foco de Itatiba e Jarinu, as principais preocupações apresentadas pelos moradores da região de Bom Jesus dos Perdões foram a crise hídrica e a falta de tratamento de esgoto. Vereadores e cidadãos relataram mais de 15 anos de sofrimento com a falta d’água e a inoperância de uma estação de tratamento inaugurada em 2019.
Outros temas levantados na audiência foram a necessidade de investimentos em Segurança Pública, com aumento do efetivo policial, e no Turismo, com a melhoria da infraestrutura de estradas.
No total, a comissão da Alesp destinou R$ 1,4 milhão em emendas parlamentares para a região de Atibaia. Os valores serão votados até dezembro e os recursos repassados em 2026.