A cidade de Salto (SP) confirmou nesta segunda-feira (11) o primeiro caso de mpox em 2024, doença anteriormente conhecida como varíola dos macacos. Conforme informado pela prefeitura, o paciente segue isolado e está sendo tratado segundo os protocolos de saúde. Devido à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), informações detalhadas, como idade e identidade, não foram divulgadas.
A prefeitura orienta que pessoas com sintomas de mpox procurem uma unidade de saúde para avaliação. Entre os sinais da infecção estão febre, dores musculares, inchaço e erupções cutâneas, que podem aparecer no rosto, nas mãos e nos pés.
Sobre a Mpox
Transmitida pelo vírus MPXV, a mpox atinge humanos e animais e pode se espalhar por contato próximo, incluindo relações sexuais e contato com gotículas respiratórias. As lesões causadas pela doença geralmente desaparecem após cerca de 21 dias, mas os casos mais graves podem afetar mucosas e órgãos internos.
No Brasil, o foco da vacinação preventiva é em pessoas em grupos de risco, como aquelas que vivem com HIV e profissionais que trabalham em ambientes com alta exposição ao vírus.