JUNDIAÍ – Enquanto dois em cada três brasileiros levam até meia hora para chegar ao trabalho, a realidade na Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) varia significativamente entre os municípios. Dados preliminares do Censo Demográfico de 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que Louveira é a cidade da região com o deslocamento mais rápido, enquanto Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista apresentam os maiores tempos de trajeto.
Em Louveira 81% dos trabalhadores chegam ao seu destino em menos de 30 minutos, o melhor índice da região. A cidade é seguida de perto por Jarinu (76%) e Itupeva (73%), que também apresentam um cenário favorável de deslocamento rápido para a maioria de sua população economicamente ativa.
O contraste das cidades-dormitório
Na outra ponta do levantamento, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista se destacam pelos trajetos mais longos, reforçando seu perfil de cidades-dormitório, onde uma parcela significativa dos moradores trabalha em outros municípios.
Em Várzea Paulista, quase metade da população (48%) leva mais de meia hora para chegar ao trabalho, sendo que 14% enfrentam um trajeto superior a uma hora. O cenário é semelhante em Campo Limpo Paulista, onde 49% dos trabalhadores ultrapassam os 30 minutos de deslocamento diário, com 20% deles levando mais de uma hora no percurso.
Jundiaí, o polo regional
Jundiaí, como principal polo econômico da região, apresenta números alinhados à média nacional. Na cidade, 65% dos trabalhadores levam até 30 minutos para chegar ao emprego, um percentual muito próximo dos 67% registrados no Brasil. Outros 24% dos jundiaienses gastam entre meia hora e uma hora no trajeto.
Os dados do IBGE consideram o tempo gasto no trajeto principal entre a residência e o trabalho, abrangendo pessoas que se deslocam ao menos três vezes por semana.
Confira o tempo de deslocamento em cada cidade da região:
- Louveira: 81% levam até 30 minutos.
- Jarinu: 76% levam até 30 minutos.
- Itupeva: 73% levam até 30 minutos.
- Itatiba: 72% levam até 30 minutos.
- Cabreúva: 71% levam até 30 minutos.
- Jundiaí: 65% levam até 30 minutos.
- Várzea Paulista: 51% levam até 30 minutos.
- Campo Limpo Paulista: 50% levam até 30 minutos.
Fonte: Dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 – IBGE.