JUNDIAÍ – Representantes da Segurança Pública de 11 cidades da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) e de outras localidades se reuniram no Paço Municipal para discutir a criação de um Gabinete de Gestão Integrada Regional (GGIR). A proposta, liderada por Jundiaí, visa fortalecer o combate à criminalidade por meio da troca de informações e da coordenação de ações conjuntas entre os municípios.
O encontro foi inspirado no modelo bem-sucedido do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), já em operação em Jundiaí e em outras cidades paulistas. A reunião contou com a presença de secretários de segurança, comandantes de Guardas Municipais, além de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, OAB e Conselhos de Segurança.
“Queremos incentivar a implantação desses gabinetes em âmbito municipal e, a partir daí, estruturar um Gabinete Regional. Assim, poderemos estudar a violência, reduzir indicadores e direcionar ações de forma integrada”, destacou Adalberto Ceolin, coordenador do GGIM de Jundiaí.
Troca de experiências e união regional
Durante a reunião, representantes de São José dos Campos e Indaiatuba compartilharam suas experiências de sucesso no uso de tecnologia e inteligência para a redução de índices criminais, servindo de modelo para a iniciativa regional.
Thales Delgado, assessor especial da Casa Civil para a RMJ, reforçou que a segurança é um desafio que ultrapassa as fronteiras municipais. “A união entre as cidades e as forças estaduais e federais é o que nos torna mais fortes. Mostramos que a Região Metropolitana de Jundiaí não espera soluções de fora, mas se organiza e assume o protagonismo”, afirmou.
Além de Jundiaí, participaram do encontro representantes de Itatiba, Jarinu, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Cabreúva, Louveira, Franco da Rocha, Cajamar e Atibaia.





