Uma massa de ar polar avançou sobre o estado de São Paulo e derrubou as temperaturas na madrugada desta quarta-feira. O frio foi sentido com força na Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), onde cidades como Jarinu, Jundiaí e Campo Limpo Paulista e Itatiba registraram um amanhecer gelado, levando os moradores a tirarem os casacos mais pesados do armário.
Madrugada com temperaturas de um dígito
Enquanto cidades da região de Sorocaba e Itapetininga chegaram a marcar temperaturas abaixo de 6°C, o frio rigoroso também foi a realidade para os municípios da RMJ. Em Jarinu, a baixa temperatura, combinada com a baixa umidade do ar, mudou a rotina da população. A previsão é de que o tempo continue frio nos próximos dias, principalmente durante as noites e madrugadas.
Leia também:
SP concede financiamento para implementação de estufas para floricultura
Ventos fortes atingem a RMJ, rajadas começaram na madrugada
“Morango do Amor” faz preço da fruta disparar na região
Defesa Civil emite alerta e orienta a população
Com a queda brusca na temperatura, a Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para toda a região. A principal recomendação é ter atenção especial com a população mais vulnerável, como crianças, idosos e pessoas em situação de rua, que são mais suscetíveis aos problemas de saúde causados pelo frio.
As autoridades também orientam a população a se hidratar bem, evitar exercícios físicos ao ar livre nos horários mais frios do dia e ter cuidado com o uso de aquecedores para prevenir acidentes domésticos e incêndios.
Por que isso importa
A chegada de uma frente fria rigorosa vai além do desconforto térmico. Ela representa um risco real à saúde pública, podendo agravar doenças respiratórias, e acende um alerta para a agricultura local, devido ao risco de geadas que podem destruir lavouras. Além disso, mobiliza os serviços de assistência social para o acolhimento da população em situação de vulnerabilidade, reforçando a importância da solidariedade e do cuidado comunitário.