Ir para o conteúdo

Escola pública de Cubatão ganha prêmio “Melhor Escola do Mundo 2025”

PUBLICIDADE

Foto: Divulgação/GESP

Continua depois da publicidade

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Parque dos Sonhos, de Cubatão, foi consagrada com o prêmio de Melhor Escola do Mundo na categoria “Superação de Adversidades”. O reconhecimento internacional, anunciado em Londres, se deve ao sucesso do projeto “Da lama ao mangue”, no qual os próprios alunos se tornam protagonistas na recuperação do ecossistema local.

A iniciativa vitoriosa, que receberá um prêmio de 10 mil dólares, envolve os estudantes em todas as etapas do processo de reflorestamento de uma área de manguezal degradada. As atividades incluem o plantio de mudas, o monitoramento do desenvolvimento da vegetação e a manutenção de um viveiro de plantas nativas dentro da própria escola.

A conquista é ainda mais simbólica por ocorrer em Cubatão, cidade que no passado foi conhecida mundialmente como o “Vale da Morte” devido aos altos índices de poluição industrial. O prêmio evidencia uma virada histórica, mostrando como a educação pode ser uma ferramenta poderosa de transformação social e ambiental.

O prêmio, organizado pela T4 Education, é um dos mais prestigiados do setor educacional global. Para chegar ao topo, a escola brasileira superou finalistas da Índia, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e Grécia.

Para a diretora da escola, Sílvia de Oliveira, o prêmio coroa um trabalho que une educação ambiental, ciência e protagonismo estudantil, provando que é possível mudar a realidade a partir da sala de aula.

Últimas

PUBLICIDADE

Rolar para cima