A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) alerta a população para atuação de supostas equipes usando o nome de um grupo chamado “EDUCAP” citando parceria com a prefeitura de Jundiaí para obter registros fotográficos pessoais e de documentos, com a ‘oferta’ de cesta básica e produtos hortifruti.
A UGADS não reconhece a ação da assistência social desta forma e alerta para que a população não conceda documentos para pessoas que se dizem prestadores de serviço. Ressaltamos que a concessão de benefícios da Assistência Social é feita após orientação, e entrevista com técnicos identificados, nos CRAS e demais serviços da rede, e não são feitas fotografias dos rostos das pessoas.
A UGADS reforça que as equipes dos CRAS não realizam cadastramento ou coleta de documentos em residência. Aqueles que passaram pela situação devem procurar a Delegacia de Polícia ou registrar Boletim de Ocorrência eletrônico (https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/pages/comunicar-ocorrencia). Quem receber a visita desses supostos agentes, devem entrar em contato com a Polícia Militar (190) ou Guarda Municipal (153) e não fornecer a documentação. As denúncias devem ser registradas também no Serviço de Atendimento ao Cidadão-156, através do Portal de Serviços ou pelo telefone 156, de segundas às sextas-feiras, no período das 7 às 19 horas.
O em Foco on alerta que não se deixe fotografar e nem deixe fotografar documentos em qualquer situação, seja para cadastramento de entregas de encomendas, promoções ou outras circunstancias que não nas formas e locais oficiais de instituições governamentais, financeiras ou escolares.