Concurso nacional de geleias recebe inscrições até 23 de fevereiro

PUBLICIDADE

Pelo regulamento, são simples as geleias produzidas apenas com uma fruta ou hortaliça, enquanto são consideradas mistas as geleias que contêm diferentes frutas, hortaliças, especiarias e condimentos - Foto: Divulgação/GESP
Visualizações: 4

Quem produz nacionalmente até 50 toneladas de geleia por ano pode concorrer ao primeiro concurso da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil no próximo ano dedicado a produtos artesanais e tradicionais, o Prêmio CNA Artesanal 2025 – Geleias.

As inscrições estão abertas até 23 de fevereiro para a premiação, realizada em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a Embrapa Agroindústria de Alimentos e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

As inscrições podem ser feitas neste link.

Serão dez premiados nas categorias geleias simples e geleias mistas, que receberão certificados mais valores entre R$ 4 mil e R$ 12 mil, sendo que os três primeiros colocados em cada categoria receberão selo de participação (ouro, prata e bronze, conforme a classificação). Pelo regulamento, são simples as geleias produzidas apenas com uma fruta ou hortaliça, enquanto são consideradas mistas as geleias que contêm diferentes frutas, hortaliças, especiarias e condimentos.

A pontuação de cada produto será composta por 40% da avaliação do júri técnico, que definirá os cinco melhores de cada categoria, 50% da avaliação do júri popular, a partir da degustação dos dez classificados, e 10% da história do produto, a partir de entrevista feita por jornalista da CNA e integrante da comissão organizadora, considerando tradição, aspectos originais ou diferenciais de produção, representatividade local/regional e valor comunicacional. Haverá ainda bônus de 10% sobre a pontuação final para os finalistas que cultivam suas próprias matérias-primas.

Premiação

O Prêmio CNA Brasil Artesanal, iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais, começou em 2019 com o objetivo de valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização das atividades e na agregação de valor dos alimentos que produzem. Desde então, foram realizados concursos para produtores de chocolate, queijo, salame, cachaça, azeite, vinho, café especial, mel e cerveja.

Últimas

PUBLICIDADE

Rolar para cima