Ir para o conteúdo

Com Parlamento Jovem, Câmara de Jarinu abre as portas da política para estudantes

PUBLICIDADE

Foto: Divulgação/CMJ

Continua depois da publicidade

A Câmara Municipal de Jarinu está abrindo suas portas para a nova geração de líderes da cidade com a criação do Parlamento Jovem. Aprovada por unanimidade, a iniciativa do presidente da Casa, vereador Rogério Sapão, vai permitir que estudantes de 12 a 17 anos vivenciem na prática o dia a dia da política local, atuando como “jovens vereadores” em um mandato simulado.

Como vai funcionar a ‘Câmara dos Estudantes’

O programa, destinado a alunos de escolas públicas e particulares, terá um mandato de dois anos. O primeiro será focado no processo eleitoral dentro das escolas e na formação dos jovens, que receberão material de apoio da própria Câmara. O segundo ano será dedicado ao exercício prático do mandato, com a realização de sessões e a elaboração de propostas que poderão influenciar as decisões da cidade.

Propor uma lei para poder se candidatar

Para se candidatar, o estudante precisa ir além da vontade de participar: é necessário apresentar um anteprojeto de lei sobre um tema relevante para Jarinu, como saúde, educação ou meio ambiente, por exemplo. A Câmara já iniciou uma ampla divulgação nas escolas para explicar o funcionamento do projeto e incentivar a adesão. Servidores da Casa, como Bruno Nery e Gerson Orlato acompanharam o presidente Rogério Sapão, em visitas às unidades de ensino para apresentar a iniciativa diretamente aos alunos.

Do papel à prática: o que farão os jovens vereadores?

Durante o mandato, os eleitos se reunirão no Plenário da Câmara para elaborar Requerimentos, Indicações e Moções. As propostas aprovadas não ficarão apenas no papel: elas serão oficialmente entregues à Mesa Diretora da Câmara, que poderá pautá-las para a deliberação dos vereadores, criando uma ponte real entre as ideias dos jovens e a política municipal.

Por que isso importa

O Parlamento Jovem é mais do que uma atividade extracurricular. Ele é uma ferramenta poderosa para combater a apatia política e aproximar a nova geração do processo democrático. Ao dar aos jovens a chance de pesquisar, debater e propor soluções para os problemas reais da cidade, a iniciativa forma cidadãos mais conscientes e participativos. É uma aposta no futuro, que pode revelar novas lideranças e garantir que as demandas da juventude sejam, de fato, ouvidas e consideradas na política de Jarinu.

Últimas

PUBLICIDADE

Rolar para cima