Os presidentes das sete Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), mais o presidente da Câmara de Itatiba, se reuniram nesta segunda-feira (14), em Itupeva. O encontro resultou em duas decisões estratégicas para fortalecer a saúde pública e a cooperação entre os municípios.
Nasce o Parlamento Regional Intermunicipal
Os líderes avançaram na minuta do Estatuto que oficializará o Parlamento Regional Intermunicipal da RMJ. Essa estrutura inédita vai padronizar a atuação conjunta das Câmaras, agilizar decisões sobre pautas comuns e fortalecer a representatividade da região.
Para o presidente da Câmara de Jarinu, vereador Rogério Sapão, “unidos seremos mais forte junto ao Governo do Estado. Juntos representamos mais de 1 milhão de cidadãos que merecem ter voz ativa na apresentação de suas necessidades”, afirmou.
Saúde Pública
Todos os municípios votarão uma Moção de Apelo ao Governo do Estado, exigindo que o Hospital Regional priorize atendimentos à população da RMJ. Hoje, o hospital atende 42 cidades, sobrecarregando o sistema.
“Somos 1 milhão de habitantes só na RMJ. Descentralizar é garantir saúde digna”, afirmou o vereador Marcão Marchi, presidente da Câmara de Itupeva.
Quem Esteve Presente
Os representantes das cidades da RMJ e Itatiba (por vínculo geográfico):
- Itupeva: Marcão Marchi
- Jundiaí: Edicarlos Vieira
- Louveira: Kaká Rodrigues
- Cabreúva: Rodrigo Santi
- Várzea Paulista: Dr. Eliseu
- Campo Limpo Paulista: Tonico
- Jarinu: Rogério Sapão
- Itatiba: David Bueno