A 8ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Jarinu, realizada na noite de terça-feira (20), foi marcada por uma intensa pauta de trabalho legislativo. A reunião discutiu projetos de lei, moções de reconhecimento e temas de interesse direto da população.
Leitura de 14 projetos e foco na gestão pública
Durante o expediente, foram lidos 14 projetos de lei, que abordam desde mudanças em logradouros públicos até a instituição de datas comemorativas e o reconhecimento de patrimônios culturais. Destaque para os projetos de lei complementar enviados pela prefeita Débora Prado Belinelo, que propõem uma reestruturação administrativa e do funcionalismo público municipal, visando modernizar a gestão.
Outro ponto relevante foi a apresentação de um projeto sobre o controle de espécies exóticas invasoras, demonstrando o compromisso da administração com questões ambientais.
Ordem do Dia: Projetos e moções aprovados por unanimidade
A Ordem do Dia trouxe a votação de propostas que foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores:
- Projeto de Lei nº 49/2025 – Controle e erradicação de espécies exóticas invasoras.
- Moção nº 10/2025 – Homenagem à enfermeira Brenda Caroline de Melo Alberico, pelos relevantes serviços prestados à saúde pública.
- Moção nº 11/2025 – Homenagem à enfermeira Daniela de Oliveira Macedo, também reconhecida por sua dedicação à saúde.
- Moção nº 15/2025 – Reconhecimento ao shiran Denivaldo Carvalho, pelo seu papel no esporte e no trabalho social com a juventude.
- Projeto de Resolução nº 6/2025 – Regula o uso de veículos oficiais, reembolsos e adiantamentos da Câmara Municipal.
Palavra Livre: Demandas, agradecimentos e cobranças
Na fase de Palavra Livre, os vereadores abordaram temas diversos. O primeiro a fazer uso da palavra foi o vereador João Lorencini que destacou o alinhamento entre Legislativo e Executivo, mencionou a “Muralha Eletrônica” de monitoramento, além de celebrar a chegada de uma retroescavadeira fruto de sua articulação em Brasília.
O vereador Carvalho JC elogiou o apoio à campanha “Maio Furta-cor”, que trata da saúde mental materna, e agradeceu pelas melhorias em bairros como Campo Largo e Roseiral.
Renan Matias reforçou a importância do “Maio Furta-cor” e mencionou parcerias com o Hospital Israelita e elogios à enfermeira Gisele Oliveira Silva, do Resgate Jarinu, pelas participações nos eventos do “Maio Furta-cor”.
O vereador Edson Negão pediu atenção aos pontos de ônibus, sinalização viária no bairro Nova Trieste e à falta de medicamentos em unidades de saúde.
Já o vereador Galego Motos cobrou o atendimento às demandas feitas no sistema “Jarinu Sem Papel”, especialmente em áreas como Parque São Jorge e Parque das Videiras.
Encerrando o uso da Tribuna, o vereador Rogério Sapão, presidente da Câmara, atualizou sobre licitações para sinalização e pavimentação, criticou a desinformação e “politicagem”, e anunciou a audiência pública sobre a mudança no regime dos servidores, marcada para 30 de maio.