O calor e o tempo abafado previstos para esta quinta-feira (2) em todo o estado de São Paulo são um prenúncio de que a primavera reserva para a região uma estação mais quente e com chuvas abaixo da média histórica. A tendência é confirmada por uma análise climática da Defesa Civil Estadual, que aponta a influência do fenômeno La Niña nos próximos meses.
Para esta quinta, a previsão é de um dia com temperaturas elevadas em todas as regiões paulistas, com a sensação de calor intensificada pela alta umidade. A combinação desses fatores deve provocar pancadas de chuva isoladas, rápidas e pontuais, principalmente no período da tarde. Os ventos que sopram do quadrante norte contribuem para manter o tempo abafado.
Primavera sob influência de La Niña
Este cenário pontual se encaixa na previsão para toda a estação. Após um inverno de 2025 considerado mais frio e úmido que o normal, com a passagem de 10 frentes frias, a primavera tende a ser marcada pelo tempo seco e por ondas de calor.
Segundo os meteorologistas, o La Niña atua bloqueando o avanço de frentes frias para o Sudeste, o que resulta em menos chuva e temperaturas que devem ficar de 1°C a 2°C acima da média para o período.
Com a umidade do ar frequentemente em níveis baixos, a Defesa Civil alerta para um aumento no risco de incêndios florestais. A recomendação é que a população redobre os cuidados, evite atear fogo em vegetação e se mantenha bem hidratada durante os dias de calor mais intenso.