Com a chegada do período de estiagem, o risco de incêndios em vegetação aumenta drasticamente. Para combater esse problema, o Corpo de Bombeiros de São Paulo lançou um guia digital completo com orientações práticas para produtores, trabalhadores e moradores de áreas rurais evitarem as queimadas que devastam o campo nesta época do ano.
Um manual prático contra as queimadas
A iniciativa faz parte da “Operação SP Sem Fogo” e funciona como um manual de segurança. O guia (para baixar clique aqui) não apenas ensina a identificar os diferentes tipos de incêndio (de superfície, de copa e subterrâneo), mas também oferece um checklist de ações preventivas que podem fazer toda a diferença para proteger vidas, propriedades e o meio ambiente.
Principais orientações de segurança
O material reforça cuidados simples, mas essenciais, que são as principais causas de incêndios rurais. Entre as recomendações, destacam-se:
- Não queimar lixo ou fazer fogueiras perto da vegetação.
- Não jogar bitucas de cigarro pela janela de veículos.
- Manter a manutenção de máquinas agrícolas em dia para evitar faíscas.
- Construir e manter aceiros (faixas sem vegetação) ao redor de propriedades e plantações.
- Armazenar produtos inflamáveis em locais seguros e distantes da vegetação.
Em caso de emergência: ligue 193
O guia é claro sobre como agir se um incêndio começar: a primeira e mais importante ação é ligar imediatamente para o número 193. A orientação é que a população só tente combater o fogo se ele for pequeno e se houver rotas de fuga seguras, sem nunca colocar a própria vida em risco.
Por que isso importa
Um incêndio rural não é apenas uma perda material para o agricultor, é uma catástrofe com múltiplas consequências. Ele destrói o meio ambiente, matando a fauna, a flora e comprometendo nascentes de água, prejudica a economia, afetando o agronegócio e impacta a saúde pública, piorando a qualidade do ar em cidades vizinhas. Este guia é uma ferramenta de educação e prevenção que coloca o conhecimento nas mãos de quem pode evitar que a tragédia aconteça.