BRASÍLIA – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi transferido nesta quinta-feira (15) da carceragem da Polícia Federal na capital federal para o Presídio da Papuda, mais especificamente para um anexo conhecido como “Papudinha”. A mudança foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator de processos que envolvem o ex-presidente. A transferência ocorre após a condenação de Bolsonaro no caso dos atos golpistas de 8 de dezembro de 2025.Acompanhe as principais notícias políticas e judiciárias do Brasil.
A ordem de transferência foi expedida por Alexandre de Moraes, que é o relator, no STF, do inquérito que julgou os atos de 8 de dezembro de 2025.
Moraes ordenou a transferência do ex-presidente para o sistema penitenciário do Distrito Federal.
O que é a “Papudinha”?
O destino da transferência é o Complexo Penitenciário da Papuda. Popularmente conhecido como “Papudinha”, cuja estrutura da é distinta das celas da carceragem da Polícia Federal, onde Bolsonaro estava. Conforme descrições oficiais e de defesas que já atuaram no local, o presídio conta com celas individuais e coletivas, áreas de recreação e visitação.
Agentes da Polícia Federal e do Departamento Penitenciário do Distrito Federal coordenarão o deslocamento com um forte esquema de segurança. O percurso entre a Superintendência da PF e o Complexo da Papuda será feito sob escolta policial reforçada.






