Black Friday: Procon-SP oferece atendimento presencial em todo o estado

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Foto: GESP

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SÃO PAULO – A Black Friday movimentará não apenas o comércio, mas também os postos de atendimento do Procon-SP em todo o estado. Durante toda a semana do evento promocional, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor estará com equipes de especialistas disponíveis para orientação e registro de reclamações na capital, interior e litoral. A iniciativa visa garantir que os direitos do consumidor sejam respeitados durante um dos períodos de maior volume de vendas do varejo brasileiro.

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A operação especial para a Black Friday conta com a participação de Procons municipais conveniados em pelo menos 80 cidades. Desse total, 67 estão utilizando materiais informativos desenvolvidos pelo Procon-SP, enquanto dezenas realizam atendimento presencial direto ao consumidor.

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Atendimento presencial em Jundiaí

Jundiaí recebe o serviço no dia 27, na Praça Marechal Floriano Peixoto.

Além do atendimento presencial, o Procon-SP criou um atalho específico na página de registro de reclamações de seu site oficial para demandas relacionadas à Black Friday. A ferramenta digital permite direcionar essas questões para um tratamento mais ágil, facilitando a vida do consumidor que já enfrenta problemas com promoções antecipadas.

Pela primeira vez, a área de estudos e pesquisas da instituição realiza uma consulta sobre o comportamento dos consumidores durante o período promocional. A pesquisa “De Olho na Black Friday! O que pensam os consumidores sobre preços e promoções” busca identificar hábitos, percepções e sentimentos que influenciam o consumo, ajudando a aprimorar orientações e políticas públicas.

A educação para o consumo também ganha destaque na programação. No dia 25, às 14h, a equipe de educação do Procon-SP oferecerá uma palestra virtual detalhando os direitos do consumidor. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de novembro através do site oficial da instituição.

Importante Saber

Quais são os principais cuidados nas compras da Black Friday?
Pesquisar preços antecipadamente, checar a reputação da empresa, desconfiar de descontos exagerados e guardar todos os comprovantes são medidas essenciais para evitar problemas. A oferta deve ser aplicada sobre o menor preço praticado nos últimos 60 dias.

O que fazer quando encontrar uma promoção enganosa?
Registrar imediatamente uma reclamação no Procon-SP, preferencialmente pelo atalho específico para Black Friday no site oficial. Coletar prints da oferta, guardar comprovantes e registrar o horário da visualização ajudam no processo de fiscalização.

Quais empresas estão sendo monitoradas mais de perto?
O Procon-SP encaminhou cartas de recomendação para as dez empresas com mais reclamações na edição de 2024 da Black Friday. Equipes de fiscalização já monitoram sites e farão ações presenciais em lojas físicas em toda o estado.

As ações do Procon-SP para a Black Friday representam um esforço integrado entre atendimento, educação e fiscalização. Enquanto as equipes presenciais orientam consumidores, fiscais monitoram sites e lojas físicas, e as redes sociais da instituição distribuem dicas essenciais para compras conscientes. O objetivo final é equilibrar a relação de consumo durante um dos períodos mais críticos para o varejo e para os consumidores paulistas.

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