João Fonseca, de 18 anos, alcançou um marco impressionante no Aberto da Austrália nesta terça-feira (14). O tenista carioca derrotou Andrey Rublev, atual número 9 do ranking da ATP, por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (1), 6/3 e 7/6 (5). A partida, realizada na Margaret Court Arena, em Melbourne, durou 2h23 e marcou a estreia de Fonseca na chave principal de um torneio Grand Slam.
Jogo equilibrado com momentos decisivos
O duelo começou com um primeiro set equilibrado, onde ambos mantiveram seus serviços até o tie-break. Nesse momento, Fonseca demonstrou consistência e fechou parcial por 7 a 1.
No segundo set, o brasileiro conseguiu uma quebra de saque logo no início, mantendo a vantagem até fechar por 6 a 3. No terceiro set, apesar de Rublev apresentar maior resistência, Fonseca venceu por 7 a 5.
Vitória consolida grande fase de Fonseca
Com essa vitória, Fonseca alcança sua 14ª vitória consecutiva. Ele vem de conquistas no Next Gen Finals , em dezembro, e no Challenger 125 de Camberra , além de ter superado a qualificação do Australian Open.
Próximo desafio no torneio
Na segunda rodada, Fonseca enfrentará o italiano Lorenzo Sonego, que eliminou Stan Wawrinka. Caso avance, o brasileiro joga com o vencedor entre Fabian Marozsan e Frances Tiafoe na terceira rodada. A organização do Australian Open ainda definirá os horários dos jogos.