JUNDIAÍ – O Natal Luz Jundiaí transformou o centro da cidade em um cenário de festa e encantamento durante a abertura oficial na noite de segunda-feira (1º). Com apresentações dos Corais Municipais nas janelas do Solar do Barão, projeções mapeadas na fachada da Catedral Nossa Senhora do Desterro e a primeira viagem do Expressinho de Natal, o evento marcou o início da programação cultural e festiva que seguirá durante todo o mês de dezembro. O Natal Luz Jundiaí é realizado pela Prefeitura em parceria com a Associação Comercial (ACE), CDL, Sincomercio e a Paróquia da Catedral.
Quer saber tudo sobre os eventos de fim de ano na região? Siga nossa página no Facebook e acompanhe a programação cultural.
A cerimônia concentrou-se no entorno da Catedral e reuniu centenas de pessoas para um circuito cultural que incluiu as tradicionais apresentações dos Corais Municipal Infantil e Adulto. As vozes emanando das janelas históricas do Museu Solar do Barão emocionaram o público e deram o tom oficial da temporada festiva. Em seguida, a fachada da Catedral serviu de tela para projeções cênicas, criando um espetáculo de luz e significado.
Um dos símbolos da abertura foi a partida do Expressinho de Natal, um ônibus especialmente decorado com luzes de LED que fez sua viagem inaugural saindo do Espaço Expressa. A bordo, estavam o prefeito Gustavo Martinelli, autoridades e visitantes, em um trajeto gratuito que reforça a mobilidade e o acesso ao centro decorado. O veículo circulará até 23 de dezembro, com intervalos de 15 a 20 minutos entre 18h e 22h30.
Leia, também:
Cesta de Natal deverá ter alta de 4,5%, abaixo da inflação
Ação da Cidadania lança Natal sem Fome 2025
Estrutura e apoio para revitalizar o centro
O prefeito Gustavo Martinelli, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss), Ellen Camila Martinelli, destacou o propósito do evento. “O Natal Luz Jundiaí enche nossa cidade de esperança, encontro e significado. Estamos preparados para receber as famílias, fortalecer o comércio e valorizar nossos espaços públicos”, afirmou durante a cerimônia, que também contou com a presença de secretários, vereadores e representantes das entidades parceiras.
A estrutura do Natal Luz Jundiaí foi pensada para integrar cultura, mobilidade, comércio e gastronomia. A secretária de Cultura, Clarina Fasanaro, ressaltou a diversidade da programação cultural. Já a secretária de Mobilidade, Ana Paula de Almeida, enfatizou a importância do Expressinho de Natal como conector entre os pontos da festa. A secretária de Agronegócio e Turismo, Marcela Moro, anunciou um incentivo inédito: os food trucks participantes do circuito gastronômico do Jundiahy Gastronomia de Rua operarão sem custo de energia elétrica.
A abertura também marcou o início de exposições tradicionais: a mostra de presépios no Museu Solar do Barão e a 4ª Exposição de Papais Noéis na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes. A presença da Corte da Uva 2026 e da Miss Pérola Negra 2025 integrou simbolicamente as diferentes representações culturais da cidade no evento.
Natal Solidário

Paralelamente às luzes e atrações, a campanha Natal Solidário do Fundo Social de Jundiaí segue arrecadando brinquedos novos até o dia 10 de dezembro. A primeira-dama Ellen Martinelli destacou a importância do gesto: “Receber um brinquedo novo impacta diretamente a autoestima e o bem-estar infantil”. As doações são destinadas a crianças de 0 a 12 anos e podem ser entregues em vários pontos da cidade, incluindo a sede do Funss.
Entre o público que prestigiou a abertura, a social media Gabriela Hilário celebrou a oportunidade de ver a filha se apresentar no coral e de vivenciar o centro à noite. “É uma chance de aproveitar o Centro, algo que nem sempre consigo durante o dia”, disse. A artesã Paula Francieli do Carmo, que tem um presépio na exposição do Solar do Barão, também elogiou: “O Centro aberto até mais tarde, com atrações culturais, reforça ainda mais a cultura e aproxima as pessoas”.
Importante saber
Quais os horários e como funciona o Expressinho de Natal?
Ele circula de segunda a sexta-feira (dias úteis), das 18h às 22h30, com intervalos de 15 a 20 minutos, até o dia 23 de dezembro. O embarque e desembarque são gratuitos em quatro pontos: estacionamento do Poupatempo; Rua do Rosário, 725 (próximo ao Fórum); Rua do Rosário, 297 (em frente à Catedral); e Rua do Rosário, 55 (em frente à Praça Ruy Barbosa).
Onde consultar a programação completa do Natal Luz?
Toda a programação de shows, exposições, horários e atrações está disponível no site oficial da Prefeitura de Jundiaí: jundiai.sp.gov.br/natalluz/programacao-completa.
Como e onde doar para a Campanha Natal Solidário?
A campanha recebe brinquedos novos, separados por faixa etária (0 a 3 anos, 4 a 7 anos e 8 a 12 anos), até 10 de dezembro. As doações podem ser feitas em vários pontos de coleta da cidade ou diretamente na sede do Fundo Social (Av. Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 3, Anhangabaú).




