SALVADOR (BA) – A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta terça-feira (4), a Operação Freedom, uma ação de grande porte que visa desarticular o núcleo armado e financeiro de uma organização criminosa oriunda do Rio de Janeiro com atuação no território baiano. A operação, realizada simultaneamente na Bahia e no Ceará, resultou, até o momento, na prisão de 31 pessoas e no cumprimento de 46 mandados de busca e apreensão.
Os mandados estão sendo executados em diversos pontos estratégicos, incluindo os bairros Liberdade, Uruguai, Pernambués, Narandiba e Areia Branca, em Salvador, além dos municípios baianos de Aratuípe e Ilhéus. No Ceará, a cidade de Eusébio também é alvo da operação. No total, mais de 90 ordens judiciais foram expedidas e estão sendo cumpridas ao longo do dia.
Além das detenções e buscas, a Justiça determinou o bloqueio de 51 contas bancárias que possuíam vínculos com o grupo investigado. Os alvos da Operação Freedom são suspeitos de envolvimento direto em homicídios e na expansão do tráfico de drogas em Salvador e outras localidades baianas.
De acordo com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os resultados da operação têm potencial para contribuir significativamente na elucidação de aproximadamente 30 assassinatos ocorridos na capital baiana. O foco da Freedom é enfraquecer a estrutura criminosa, apreender armamentos e bens, prender lideranças e interromper o fluxo de recursos ilícitos que financiam o domínio territorial e a prática de homicídios.
A operação conta com um efetivo robusto de mais de 400 policiais civis e militares, que integram diversas unidades especializadas. Entre os envolvidos da Polícia Civil, estão equipes dos Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Inteligência Policial (DIP), de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Especializado de Investigações Criminais (Deic), de Polícia Metropolitana (Depom), de Polícia do Interior (Depin), de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), além da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core).
A Operação Freedom também recebeu apoio estratégico da Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), do Departamento de Polícia Técnica (DPT), do Denarc da Polícia Civil do Ceará e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-BA).
A Polícia Militar participa com efetivos do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhões de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Batalhão Gêmeos, Apolo, Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), Esquadrão Águia, Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Polo) e das Rondesp Central, Atlântico e BTS.





