Ir para o conteúdo

Lula lidera todos os cenários para 2026 e amplia vantagem sobre Tarcísio, aponta Quaest

PUBLICIDADE

Foto: Antonio Cruz/ABr

Continua depois da publicidade

BRASÍLIA – A mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (9), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança em todos os cenários simulados para a eleição presidencial de 2026. O levantamento aponta que Lula ampliou sua vantagem sobre seu principal adversário testado, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Em uma simulação de segundo turno entre os dois, Lula aparece com 45% das intenções de voto, contra 33% de Tarcísio. A vantagem de 12 pontos percentuais é maior do que a registrada em setembro, quando a diferença era de oito pontos (43% a 35%).

O presidente também venceria Michelle Bolsonaro (PL) por 46% a 34%, e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) —atualmente inelegível— por 46% a 36%. A menor diferença é contra Ciro Gomes (PDT), com Lula marcando 41% contra 32% do ex-governador do Ceará.

Cenários de 1º turno

Nos cenários estimulados para o primeiro turno, Lula também lidera. Quando o adversário do campo da direita é Tarcísio de Freitas, o petista tem 39%, contra 18% do governador paulista e 12% de Ciro Gomes.

Se a candidata for Michelle Bolsonaro, Lula marca 36%, enquanto a ex-primeira-dama fica com 21%. Em um cenário com o ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula tem 35%, e Bolsonaro, 26%.

Rejeição e candidatura à reeleição

Apesar da liderança nos cenários de voto, a pesquisa mostra que a maioria do eleitorado ainda se opõe a uma nova candidatura de Lula. Questionados se o presidente deveria concorrer à reeleição, 56% dos entrevistados responderam que não, enquanto 42% disseram que sim.

Do lado da oposição, a rejeição a uma candidatura de Jair Bolsonaro é ainda maior: 76% dos eleitores defendem que ele deveria abrir mão da disputa e apoiar outro nome. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) foi apontado como o nome com a maior rejeição geral entre todos os candidatos testados.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, presencialmente, entre os dias 2 e 5 de outubro de 2025. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro máxima estimada é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Últimas

PUBLICIDADE

Rolar para cima