Ir para o conteúdo

Cidades da RMJ aderem ao programa Superação SP

PUBLICIDADE

Foto: GESP

Continua depois da publicidade

Seis cidades da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), (Cabreúva, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista) além de Itatiba, estão entre os 44 municípios paulistas que aderiram à primeira fase do Superação SP, um novo programa do Governo do Estado focado no combate à extrema pobreza. A iniciativa une o pagamento de um benefício financeiro à qualificação profissional, criando uma porta de saída para famílias em situação de vulnerabilidade.

Uma porta de saída da pobreza

Com a formalização da adesão, os municípios devem publicar um decreto municipal no qual se comprometem a fortalecer sua rede socioassistencial, conectando as famílias participantes às políticas públicas e aos serviços disponibilizados, entre outras medidas previstas pelo programa.

A partir de uma busca ativa no CadÚnico, cerca de 105 mil famílias, em todo o estado, serão acompanhadas pelo programa até 2026. O público-alvo são famílias em situação de vulnerabilidade social que atendam aos seguintes critérios:

Ter renda familiar per capita, excluindo rendimentos de auxílios sociais, abaixo de meio salário-mínimo nacional (R$ 759, considerando o valor vigente de R$ 1.518 em 2025).

Estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);

Estar com o CadÚnico atualizado nos últimos 24 meses;

RMJ na linha de frente do combate à desigualdade

A adesão das cidades da Região Metropolitana de Jundiaí significa que, em breve, as famílias mais vulneráveis desses municípios poderão ser incluídas no programa. A parceria entre o Estado e as prefeituras será fundamental para identificar os beneficiários e oferecer o suporte necessário para que eles consigam não apenas a renda temporária, mas uma colocação definitiva no mercado de trabalho.

Outros município que aderiram

Região Metropolitana de São Paulo: Barueri, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Diadema, Embu das Artes, Itaquaquecetuba, Mauá, Osasco, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Paulo e Taboão da Serra.

Região Administrativa de Campinas: Araras, Campinas, Cordeirópolis, Elias Fausto, Holambra, Indaiatuba, Iracemápolis, Jaguariúna, Limeira, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara D’Oeste, Santa Gertrudes, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos, Várzea Paulista.

Região Administrativa de Sorocaba: Itu, Mairinque, São Roque.

Baixada Santista: São Vicente.

Por que isso importa

A participação da RMJ no Superação SP representa um avanço significativo nas políticas sociais da região. Em vez de apenas fornecer uma rede de segurança, o programa adota um modelo que busca quebrar o ciclo da pobreza, unindo assistência e oportunidade. Para as famílias em extrema vulnerabilidade, isso significa um caminho para a autonomia e a dignidade; para a região, é um investimento direto na redução da desigualdade social e no fortalecimento da economia local.

Últimas

PUBLICIDADE

Rolar para cima