A Polícia Civil de Peruíbe, no litoral sul de São Paulo, investiga um caso de canibalismo após uma mulher confessar ter matado e comido partes do corpo de um idoso em situação de rua. Josefa Lima de Sousa, de 65 anos, admitiu ter consumido o coração e o pênis de Celso Marques Ferreira, de 60 anos, e há suspeitas de que os órgãos tenham sido usados em uma sopa servida a outros moradores de rua.
O corpo de Celso foi encontrado na sexta-feira (7) no bairro Beira Mar, com múltiplos ferimentos de arma branca no pescoço, tórax e região íntima. Ao lado do cadáver, havia uma placa com os dizeres: “Estuprador pega gringa”, referindo-se a um dos apelidos de Josefa. A mulher, que também vive em situação de rua, confessou o crime e afirmou ter matado Celso “com a força do pensamento”. Ela acusou a vítima de estuprar crianças, mas não apresentou provas ou detalhes sobre as supostas vítimas.
Durante as investigações, outros moradores de rua relataram à polícia que, no dia do crime, Josefa teria servido uma sopa ao amanhecer. Apesar de não saberem os ingredientes do prato, a polícia não descartou a hipótese de que os órgãos de Celso tenham sido usados na preparação. Um braseiro com carvão foi encontrado próximo ao local onde a sopa teria sido feita, mas a panela estava vazia, o que dificultou a confirmação da suspeita.
Josefa e seu companheiro, Robson Aparecido de Oliveira, de 41 anos, foram presos em flagrante. Robson não confessou participação no crime, mas a polícia acredita que ele tenha ajudado Josefa, já que teria ameaçado Celso recentemente. Outros três moradores de rua foram incluídos como investigados no caso.
O caso, que chocou a região, segue sob investigação da Polícia Civil, que busca esclarecer os detalhes do crime e a possível distribuição da sopa com os órgãos da vítima.